Erros para NÃO cometer na hora da chapinha

dicas de chapinha

É normal cometermos alguns erros na hora da chapinha, mas você sabia que isso danifica os cabelos? Para te ajudar separamos algumas dicas para você conseguir o resultado perfeito. Confira!

O uso dos protetores térmicos

Apesar de ainda ser um dos produtos mais esquecidos pelas mulheres na hora de fazer a chapinha, os protetores térmicos são essenciais no momento de pranchar as madeixas já que são responsáveis por isolar e proteger os fios.

É importante que você saiba que, ao fazer uso da chapinha sem o cabelo estar protegido por um protetor térmico, os fios entram em contato direto com o calor do objeto, danificando os mesmos.

Portanto, o ideal é que você não esqueça de passar os protetores térmicos no momento de pranchar os seus fios, pois eles mantêm o seu cabelo saudável.

Método correto: Antes de fazer o procedimento, aplique um pouco de protetor térmico nas mãos e passe nos cabelos, tendo cuidado para não passar muito na região da raiz. Aposte em bons produtos!

Cabelo molhado

Os especialistas afirmam que fazer chapinha com o cabelo molhado possui um resultado parecido com uma situação em que estivesse fritando os fios das suas mechas.

Isso acontece porque quando isso, ela absorve a água interna dos fios, tornando-os ressecados e destruindo a sua fibra.

Método correto: Primeiro deixe o seu cabelo secar, seja naturalmente ou com ajuda de um secador, e só depois faça a sua chapinha. Mas faça isso apenas quando tiver a certeza que suas madeixas estão sequinhas.

Temperatura muito alta ou muito baixa

Usar a chapinha com uma temperatura mais alta do que deveria pode danificar os fios por conta do extremo calor, ou até mesmo, derreter as mechas caso o calor esteja muito acima de 200°.

No caso contrário as consequências também são negativas, já que utilizar a chapinha com a temperatura muito baixa não gera resultados, obrigando você a passar ainda mais vezes a chapinha no seu cabelo, podendo danificá-lo.

Então, antes de fazer, dê uma olhada na temperatura dela. Isso porque a saúde e a beleza dos seus fios podem ser afetados, e temos certeza que você não quer isso, né?

Método correto: Utilize a chapinha com uma temperatura com no máximo 180º. Mas caso seu cabelo seja fino diminua para 150°. Se os seus fios forem tingidos diminua ainda mais para 140º.

Fazer todos os dias

O ideal é que você não utilize a chapinha todos os dias já que a mesma pode ressecar os fios. Isso pode, inclusive, fragilizá-los. Por isso, o indicado é que faça a chapinha no máximo três vezes por semana.

Saiba que esse ressecamento acontece mesmo que você tenha bastante cuidado, ou melhor mesmo que faça uso de protetores térmicos e até mesmo tenha atenção com a temperatura da chapinha ao utilizá-la no cabelo seco.

Então, que tal deixar as madeixas ao natural algumas vezes? Temos certeza que isso é bastante saudável para o seu cabelo. Além disso, você vai amar se sentir livre da chapinha alguns dias da semana!

Método correto: Faça somente quando você for lavar o cabelo, tendo cuidado para que não ultrapasse três dias por semana. Em situações em que precise ajeitar o seu cabelo, opte mais pelo secador, pois ele é muito menos danoso, ok?

Gostou das nossas dicas? Então siga-nos em nosso Facebook e não perca nossas novidades.

Veja também os outros posts em nosso blog.

Leave a Reply